sábado, 1 de setembro de 2012

Blogue "FM DX em Portugal" aberto à comunidade Dxista:

É entusiasta por captações de emissões FM a grande distância dos respectivos emissores? Gostaria de publicar as suas captações neste blogue?  O sítio "Mundo da Rádio" dá-lhe agora a possibilidade de se candidatar ao acesso ao blogue, de forma a poder publicar os seus registos de uma forma directa, escrevendo e editando as suas próprias mensagens. Se se encontra interessado(a) em aderir a este desafio, contacte-me pelo endereço mundodaradio @ gmail.com .

Regras e recomendações:

1) Os antigos membros do "Fórum da Rádio" (actualmente indisponível),  os actuais membros do grupo Yahoo! "Mundo da Rádio" ou os participantes em qualquer outra funcionalidade do sítio "Mundo da Rádio" têm preferência sobre os restantes candidatos;

2) Sendo um blogue de DX em Portugal, dá-se preferência a candidatos residentes em Portugal (incluindo, naturalmente, os arquipélagos da Madeira e Açores). Excepcionalmente e se a qualidade dos registos o justificarem, o administrador reserva-se o direito a aprovar candidaturas de utilizadores residentes fora de Portugal. 

3) Sem prejuízo do ponto anterior, aceitam-se registos de captações realizados no estrangeiro por utilizadores que praticam ocasionalmente DX fora do nosso país mas continuam a residir habitualmente em território nacional.

4) O candidato deve apresentar um ou mais relatórios DX em formato electrónico (hiperligação(ões) de conteúdo publicado na Internet noutros blogues, fóruns de discussão, etc. ou sob a forma de ficheiro de texto enviado ao administrador do blogue por correio electrónico), de modo a que o interesse e a qualidade dos registos possa ser avaliada.

5) O administrador do blogue (Luís Carvalho) reserva-se o direito a editar mensagens com o único propósito de corrigir problemas e/ou favorecer a legibilidade do texto. Não obstante, com autorização do autor, o administrador pode corrigir erros, omissões e imprecisões relativas ao próprio conteúdo das mensagens.

6) Este desafio não é um concurso! O objectivo deverá ser exclusivamente a motivação da comunidade Dxista portuguesa, privilegiando a salutar partilha de relatórios. Não vale a pena concorrer só para inventar captações com o objectivo de impressionar os leitores. Parte-se do princípio que os registos reflectem a honestidade e a credibilidade dos seus autores. O DX é um "hobbie", não um desporto de competição, pelo que toda e qualquer participação no blogue deve ser voluntária e desinteressada.

7) Não há limite no número de colaboradores do blogue, excepto os impostos pelo sistema informático do Blogger. Naturalmente que, mercê das restrições impostas pelo próprio Blogger, os candidatos devem ter uma conta no Blogger ou no Google para terem acesso à criação e edição de mensagens.

8) Qualquer utilização fraudulenta e/ou moralmente reprovável do sistema implica a suspensão imediata da colaboração no blogue.

9) Os relatórios podem incluir comentários escritos em português e/ou em inglês (se estes forem também publicados em listas de discussão internacionais dedicadas ao DX).

10) Procura-se coerência: quer considere que a Antena 1 de Monsanto (Lisboa) emita nos 95,7 MHz, quer prefira os 95.7 MHz, espera-se que a notação permaneça constante em cada mensagem. Se a primeira rádio pública emite nos 95,7 , a RFM Lisboa emite nos 93,2. Se a Antena 1 opera nos 95.7, a RFM deverá ser referida nos 93.2 MHz. Já agora, MHz escreve-se assim mesmo: "M" maiúsculo, "H" maiúsculo e "z" minúsculo. Formas como "Mhz", "mHz", "mhz", "MHZ", etc. não respeitam o Sistema Internacional de unidades e devem ser evitadas.

11) Nas mensagens devem ser registados:
  1. O local de recepção (QTH). Ex:
    QTH: Lisboa, Portugal
  2. O(s) receptores utilizados. Ex:
    Rx: Grundig Yacht Boy 80
  3. Se utilizar antenas externas e/ou internas que não a do próprio receptor ou, no caso dos auto-rádios, a antena do carro, convém referir o tipo de antena empregue para DX.
  4. Data e hora das captações. No caso da recepção via Esporádica E ou dispersão meteórica, convém mencionar a hora exacta de recepção de cada uma das emissões.
  5. Quaisquer outros pormenores que se julgue conveniente mencionar.
12) Os casos omissos do presente regulamento serão objecto de avaliação pelo administrador do blogue, que poderá para o efeito consultar a opinião dos colaboradores do blogue a respeito da situação em causa.  

Sem comentários:

Enviar um comentário